sábado, 4 de outubro de 2014

Política!

Hoje na fila do cinema (fui assistir ao documentário “sem pena” sobre o sistema carcerário do BR, bacana, outra hora comento ele!) ouvi duas senhoras falando que odiavam a época de política. De tanto em tanto tempo temos anos que devemos escolher nossos representantes governamentais, então para elas é tempo de política. Eleição não significa política. Aí está um grande problema.

Muitas pessoas só param para pensar sobre política nas eleições. Política é todo dia. Todos nós somos animais políticos, como diria o Aristóteles. Fazemos, obedecemos, vivemos política diariamente. A ideia da micropolítica. (ver Foucault).

A escola em que estudamos, a empresa em que trabalhamos, a nossa casa.... cada ambiente tem sua própria política. Tem suas normas, tem seus governantes, tem suas relações de poder, práticas, enfim. Sem política existe o que? Antes que alguém observe, o próprio anarquismo, é uma forma de sistema político. (ver anarquismo)

A questão é que a política pode ser uma arte. Mas ela pode ser um saco, também. Depende de quem? Não existe poder sozinho, já percebeu? Pra ter poder tem que ter relação. Não existe governante sem governados.

Ontem ouvi o presidente do TSE dizendo que o Brasil é a terceira maior democracia do mundo e tem o sistema eleitoral mais seguro de todos .  E isso não é só a opinião dele. Hoje li em uma revista que 28% da população não soube responder o nome de seu atual governador. E isso também não é só a visão da pesquisa da revista.

Atualmente o mundo encara a democracia como a melhor e mais justa forma de política. O que não significa que não tenha outras. É um erro muitas vezes pensar que a democracia é um sistema que busca a contentar e respeita a vontade de todos. Democracia é  vontade da maioria.  E a minoria? Pois é... Afinal se a minoria quiser um candidato, mas a maioria quiser outro... Azar é da minoria.

Importante lembrar que, embora já tivéssemos uma ideia de democracia na polis ateniense durante a Grécia antiga, é somente a partir dos iluministas e revolução francesa (1789) que se põe fim ao absolutismo dos reis e começamos a pensar que a democracia é o melhor sistema politico. Daí pra frente até os dias de hoje, é o regime que prevalece.

Tivemos regimes totalitários como fascismo, nazismo, socialismo, que ameaçaram ou derrubaram o sistema democrático durante a idade contemporânea, mas a democracia capitalista ainda impera.

Mas hoje queria pensar essa forma de governo mais especificamente em nosso país. Afinal, sempre escuto “a política no Brasil é uma droga”. Geralmente é o que escutamos dos nossos pais, vizinhos ou nos meios de comunicação. Mas vamos por partes... até 1889 nós tínhamos um imperador (Dom Pedro II, que por sinal, tornou-se nosso governante com 12 anos de idade e governos até 65. Isso mesmo, 12 anos!!!)

A partir dos anos 1900 inicia nossa democracia! Mas calma aí. Era uma democracia “café com leite”, com revezamento arranjado entre SP e MG onde o voto não era secreto, mulher não votava e o “cidadão” ia acompanhado de jagunços do coronel “votar” em que “deveria”.

Esse sistema termina em 1930 com um golpe do Vargas. Por sinal, Getúlio fica no governo, sem ser eleito diretamente nenhuma vez, até o fim da sua ditadura (ver Estado Novo) em 1945.
Ou seja, vamos começar a votar mesmo, exercer esse direito da cidadania em 1945. 
Mas calma aí. Dura pouco. Em 1964 golpe militar! Fim da democracia por mais 21 anos.  Só em 1985 então podemos votar para presidente. De lá pra cá, com Collor no caminho,não temos 30 anos de prática democrática.

Moral da história: Somos uma democracia ainda criança. Estamos aprendendo a viver em democracia. Minha opinião, estamos aprendendo rápido e de uma forma bastante interessante. Sim, eu admiro bastante a política brasileira. Basta fazer uma analise mais aprofundada e se desvencilhar da opinião do vizinho que é corrupto na empresa mas odeia política, do irmão que não estuda, cola na escola e odeia política, do parente que fura a fila e odeia a política. Afinal, na política são todos corruptos.

Não esqueça: exercer a cidadania não é ir, obrigatoriamente dar seu voto no domingo. Exercer a cidadania é ter direito e deveres, é respeitá-los para poder cobrá-los, é interferir na sua sociedade.
Enfim, política e cidadania são todos os dias! Problema que  as pessoas lembram disso só nas eleições... Só me venha reclamar da política, se fizer a sua parte!

Por hora, fica a dica de alguns sites para visitar antes de votar: 
- Sites onde você poderá ver a frequência/projetos/gastos... )


Não seja um analfabeto político. http://www.youtube.com/watch?v=2RwJemF_9tY

Entre atos (filme tri pra pensar o processo político)
Aaah falei bem da política, mas nunca podemos olhar só um lado. Procuro ver aquele que noto estar esquecido, porém aqui vai minha crítica a forma que nossa política, embora melhorando muito, ainda caminha: http://www.youtube.com/watch?v=6qVWBVF2Oqk

ps. Hoje tem show de lançamento do Rock de Galpão no teatro da Feevale em NH. Vale a pena conferir. Rola às 21h. Vou estar lá! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário