sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Iluminismo nas eleições brasileiras




  A contemporaneidade inicia-se com a revolução francesa de 1789. Ela, em resumo foi a prática de ideais iluministas como a liberdade política e econômica, o racionalismo e a defesa por uma igualdade social. Em uma única palavra: república. Com o slogan de liberdade, igualdade e fraternidade, os franceses abolem o absolutismo monárquico e instauram a política republicana.

Essa ideia requer a divisão dos três poderes, proposta pelo filósofo Montesquieu. O controle não estaria mais concentrado em um líder absoluto. As decisões agora dependeriam de um processo mais complexo, democrático e plural.

 Porém, quase 230 anos depois da queda da bastilha, ainda temos dificuldade de compreender a república. Teremos eleições em outubro e estamos todos focados estritamente nos candidatos do poder executivo. Como se o governo dependesse unicamente do presidente e ele sozinho fosse capaz de salvar ou afundar a nação.

 Reforço a importância de estarmos atentos à disputa presidencial em um momento onde nem todos candidatos parecem primar pela continuidade do modelo político democrático. Porém, a questão central do texto é perceber que se não houver mudança significativa no legislativo, não há como pensarmos em alguma transformação significativa.

 Deputados e senadores escolhidos nesse ano tem a responsabilidade de elaborar e discutir as leis que guiarão a sociedade, bem como fiscalizar o trabalho do executivo. Em centenas, estarão divididos entre o congresso e as assembleias, ganhando salários muitas vezes não compatíveis com seus discursos, assiduidade ou a pouca efetividade na vida do cidadão. Possuímos o legislativo mais conservador desde a época da ditadura. E ao que tudo indica, nessas eleições haverá a menor renovação dos últimos anos.

Cômodo ou ingênuo seria pensarmos que todo o legislativo está fadado ao trabalho incompetente e antiético; ou acreditar que o Brasil mudará somente pelo poder executivo. Pobre do país que precisa de heróis. Em uma república precisamos pensar e viver o coletivo. Pesquisar e acompanhar o legislativo é o primeiro passo para vivermos um país efetivamente republicano.

ps. A fotografia dessa publicação é em homenagem ao dia dos psicólogos e psicologas que ocorreu nessa semana. O agradecimento e admiração por estas pessoas que através da escuta auxiliam na transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário