terça-feira, 21 de março de 2017

Você tem Medo de que?

     


     Talvez o medo seja o mais maléfico dos sentimentos. Ele é pai do preconceito e intolerância. Ele nos paralisa e evita a mudança. Atrasa o novo,  cala a alegria, nega a harmonia em função de uma falsa paz. É terreno propício para a violência, fomenta a dor e impede que as coisas aconteçam. 

     Seja olhando para a história mundial ou brasileira podemos facilmente identificar o medo como principal elemento dos contextos mais horríveis da humanidade. O medo fez surgir os regimes mais ditatoriais e sanguinários. O mesmo medo fez eles persistirem no poder. O medo nos levou as nossas ditaduras brasileiras. O medo do desconhecido, do diferente... que podia ser o "comunismo", a reforma agrária, o liberalismo, a globalização... interessante que o medo nos colocou sempre numa situação pior do que ele nos avisava. 

     O cuidado não é medo. Ele é necessário para uma segurança maior. Tô falando do medo que beira a paranóia, que nos afasta do racional. E isso é o que ocorre também dentro de cada um de nós. O que já deixou de fazer por medo?  Tua vida é o que sobrou, do que não fez por medo? 

     Medo de expressar aquela opinião?  Medo do que os outros vão pensar? Medo de estar errado? Medo de não conseguir?  Medo daquele relacionamento?  Medo de decepcionar?  E assim tu não fala, não faz,  não vai, não vive. 

O medo é vencido quando se enfrenta. Vai! Perca o seu medo da chuva... 

     Vejo medo entre os meus compatriotas (o que aumenta a crise, para o país, gera mais insegurança no estado e menos vida na cidade) vejo medo entre meus vizinhos (o que gera menos chimarrao na calçada, cumprimentos no corredor ou conversas no elevador) vejo medo entre meus colegas (o que gera menos inovações, mais disputa e menos harmonia), vejo medo entre meus estudantes (o que que gera pressão, ansiedade, choro e cursinho no próximo ano), vejo medo nela (o que não se gerar), vejo medo nos amigos (o que não os faz expressar), vejo medo em mim (o que me faz escrever).

O medo faz a gente construir os muros... em todos os sentidos!    sejamos menos Trump. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário