quinta-feira, 25 de março de 2021

A Educação é atividade essencial! (E deve dar exemplo)





Educação é uma atividade essencial. Mas tão essencial que merece um espaço específico dentro dessa categoria. No estado de polarização e intolerância em que se encontram os debates nos últimos anos, essa discussão merece ser feita à luz da ciência e da escuta dos especialistas. A situação que vivemos é extremamente complexa. Não pretendo entrar nos aspectos específicos daqueles que defendem, acima de tudo, a economia. Mas não tenho dúvidas que nesse momento o mais sensato é escolher a vida.

As mais renomadas pesquisas apontam a importância das medidas de restrição, uso de máscaras e higienização. Incrivelmente vemos pessoas ocupando cargos de destaque indo justamente na direção contrária. A educação é essencial inclusive para que não fiquemos reféns de políticos populistas que se preocupam mais com a permanência em seus cargos do que com a vida dos cidadãos. A educação é essencial para que saibamos o valor da ciência e da razão. E, além de tudo, é através da educação que podemos exercitar a ética do cuidado, do diálogo e da interdependência.

A educação é uma atividade tão essencial que não pode dar exemplo nadireção contrária. Escutem os pesquisadores e veremos os riscos da volta as aulas presenciais nesse momento. Escutem os educadores e veremos o prejuízo pedagógico que teremos num retorno enjambrado. Educação ocorre sobretudo pelo exemplo. Seria uma péssima lição as escolas mostrarem que interesses partidários e econômicos valem mais que a vida.

Fica um apelo aos responsáveis por estudantes em nosso Rio Grande do Sul. Estejam juntos aos filhos de vocês. Estejam junto aos profissionais da educação. Queremos todos o melhor para nossas crianças e adolescentes. Lembremos que a educação se faz no coletivo. E é uma responsabilidade de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário